Futuro dos seguros de pessoas depende do lançamento de produtos mistos

Data: 28.11.2011 – Fonte: CQCS

O presidente da Centauro Vida e Previdência, Ricardo Iglesias Teixeira, também foi escalado para participar do workshop “Seguros de Pessoas”, em apresentação que integrou a programação do XVII Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros. O evento se realiza em Brasília, de 23 a 25 de novembro.

Apontando que o mercado se encontra em “estado inercial”, por causa de entraves regulatórios, Teixeira considera que o futuro depende do lançamento de “produtos mistos”, através de formatações que oferecem acumulação previdenciária e cobertura para riscos diversos. A ideia tem a ver com o desenho e oferta de um produto que acopla Previdência e Saúde, por exemplo.

“Mas o que foi desenvolvido de novo para o corretor vender e fornecer aos clientes mais transparência e informação, com agilidade e segurança? As operações bancárias têm o home banking, as operações de investimentos contam com o home broker, mas e o mercado de seguros e previdência? Cadê o home insurance?”, indaga, ao se referir aos desafios impostos pela maior utilização de smartphones, tablets e outros dispositivos de web móvel.

“O corretor ainda vê a tecnologia como ameaça, mas não é isso, porque o negócio precisa progredir e entrar nessa nova realidade”, opina Teixeira, sustentando que os clientes não estão mais em casa esperando “aquela cartinha anual, que mais confunde do que esclarece, que fala de capitais e coberturas”.

Nesse contexto,  Teixeira contou como a Centauro está inovando com o atendimento do Seguro DPVAT. “Há cinco anos, o segmento estava desordenado. E agora estamos lançando um sistema em que o segurado pode acessar informações pelo celular e receber o aviso de indenização por SMS”, completa.